“A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa” (Sb 6,2).

32º Domingo Tempo Comum Ano A: Sb 6,12-16; Sl 62; 1Ts 4,13-18; Mt 25,1-13

Meu irmão minha irmã, a liturgia que vamos celebrar neste domingo nos ajuda a focar no essencial do tempo presente.  Qual é a atitude que devemos cultivar para viver nossa vida cristã com sabedoria?

 A oração da Coleta, já nos dá uma indicação: “Afastar de nós todo obstáculo para que inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço”.

Como fazer isso?  Na primeira leitura, no Livro da Sabedoria, já nos aponta o caminho: “A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa” (Sb 6,12). Portanto, o caminho é viver iluminados pela Palavra de Deus, para que nossas ações sejam fecundas. Como encontrar esta sabedoria?  Nos responde a Palavra de Deus: “Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram” (Sb 6,12b). O amor nos move e nos coloca em movimento: “Vosso amor vale mais do que a vida” (Sl 62,2).

O Evangelho que escutamos neste domingo é do capítulo 25 de Mateus, que é o sermão escatológico.  Jesus conta a parábola das dez jovens que estão para entrar na procissão de acolhida do noivo: cinco são prudentes, previdentes e cinco são imprevidentes, pois não levaram óleo consigo para reabastecer a lâmpada.

 O que isto quer nos dizer? Esta parábola nos chama atenção para a vigilância, para estarmos atentos ao tempo presente.  Todas as jovens estão com suas lamparinas, mas cinco delas não levaram óleo para mantê-las acesas.

Nós também recebemos uma lâmpada no dia do nosso batismo, com uma palavra: “Esta luz vos é entregue, para que a alimenteis”. A fé é uma graça, mas esta graça é uma lâmpada que precisa ser alimentada.  No Salmo 18 encontramos aquele versículo que diz: “A tua palavra é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho” (Sl 118,105). Estar vigilante portanto, é estar atento à Palavra de Deus, que ilumina os nossos passos, e nos mantém atentos a esperança do encontro com o Senhor.

Cada domingo reavivamos esta esperança na Celebração Eucarística, quando dizemos: “Vinde Senhor Jesus!’. Neste domingo na oração sobre as oferendas rezamos: “Celebrando a paixão do vosso Filho possamos viver o seu mistério”. Isto é vigilância, é estar atentos ao Senhor.

Na oração após a comunhão, já nos preparando para sermos enviados à missão cotidiana rezamos: “Fazei que perseverem na sinceridade do vosso amor aqueles que fortalecestes pela infusão do Espírito Santo”.

Portanto, a vigilância significa amar o Senhor e os irmãos fazendo a vontade do Pai (Mt 7,21).

Levar conosco o óleo para abastecer a lâmpada, revela o amor pelo Senhor, a expectativa do encontro com Ele. Este amor e espera nos faz pessoas iluminadas e fecundas na missão.

Deus vos abençoe e iluminado Domingo.

+ Dom Carlos Romulo – Bispo Diocesano de Montenegro